A comunidade do Marujá e o Parque Estadual da Ilha do Cardoso: co-manejo, serviços ecossistêmicos e processo sócio-técnico
Autores: Ademar Romeiro, Paulo Sinisgalli, Camila Jericó-Daminello, Karla Sessin-Dilascio, Lucas Lima, Barbara Schroeter, Ranulfo Paiva Sobrinho.
Resumo
O projeto CiVi.net - the capacity of civil society organisations (CSOs) and their networks in community based environmental management - tem como objetivo analisar, transferir e divulgar soluções baseadas em comunidades consideradas de sucesso na gestão de serviços ecossistêmicos na América Latina. No Brasil o projeto apresenta três estudos de caso: Ilha do Bananal/Pium - TO, Parque Estadual da Ilha do Cardoso e Comunidade do Marujá – SP - e Encostas da Serra Geral - SC. Este artigo descreve as três pesquisas desenvolvidas no Parque estadual da Ilha do Cardoso, são elas: a) Co-manejo adaptativo e capital social - teoria e prática na gestão de Unidades de Conservação brasileiras; b) Identificação e valoração dos serviços ecossistêmicos através da população local e Valoração dos Serviços Ecossistêmicos – valoração pela população local e método do custo viagem; c) Abordagem Multicritério de Apoio à Decisão – O Processo Sociotécnico MACBETH.
Palavras-chave.– serviços ecossistêmicos, valoração, co-manejo adaptativo, capital social, Processo Sócio-técnico MACBETH.
Keywords.– ecosystem services, valuation, adaptive co-management, social capital, MACBETH Sociotechnical Process.
Agradecimentos
CiVi.net está apoiado ao “Seventh Framework Programme of the European Union”, com foco em gestões comunitárias de desafios ambientais.
Introdução
A comunidade do Marujá, estabelecida dentro de uma unidade de conservação (Parque Estadual da Ilha do Cardoso), possui características peculiares que foram ao encontro do objetivo traçado pelo projeto CiVi.net. É uma comunidade constituída por população tradicional que passou por um processo de adaptação em função da restrição de práticas históricas que a unidade de conservação impingiu. Estas adversidades fizeram com que a população incorporasse algumas ações que permitissem a sua visibilidade e sua inserção dentro das definições de rumo do próprio parque e da comunidade.
Neste sentido, estre trabalho possui o objetivo de analisar as condicionantes temporais da relação desta comunidade com o PEIC e traçar um entendimento de co-gestão participativa (passado), na observação dos referenciais de valores que constituem o patrimônio atual e na visão que a própria comunidade tem de seu futuro.
A abrangente temática do CiVi.net abre espaço para que diferentes análises sejam feitas, seguindo ainda o objetivo principal do projeto. Para tanto buscou-se traçar um panorama histórico da comunidade e também de sua relação com o Parque, por meio de projetos de pesquisa que abordassem diferentes campos do conhecimento.
Mesmo diante a diversidade de pesquisas proporcionadas pelo Projeto CiVi.net foi possível delinear um quadro geral da comunidade do Marujá frente à sua condição atual e as perspectivas futuras, em relação ao manejo e manutenção do ambiente e seus patrimônios, os usos materiais e não materiais do ambiente e as formas de geração de renda, através do uso dos recursos naturais pela comunidade. A Figura 1 ilustra a conexão entre os diferentes projetos de pesquisa desenvolvidos pelo CiVi.net no Marujá.
|