Activismo Político en Tiempos de Internet

Neste livro damos continuidade ao esforço da Plataforma Democrática de contribuir para o debate sobre os rumos da democracia na América Latina e no mundo, tendo como foco o uso que os ativistas políticos fazem dos novos meios de comunicação e como estes influenciam, por sua vez, as formas de se fazer política.

As democracias contemporâneas enfrentam enormes desafios: partidos políticos fragilizados, processos globais que redefinem as possibilidades de ação do Estado nacional, desigualdade social e desconfiança em relação aos políticos. Todos esses temas, e outros não mencionados, são perpassados e influenciados pelos novos meios de comunicação.

Este livro contém 19 estudos de caso em seis países sul-americanos, apresentando uma ampla gama de experiências inovadoras e seus impactos nas formas de organização e de atuação da sociedade civil, partidos políticos e governos. Os casos analisados de ciberativismo indicam que nenhuma delas representa uma “bala de prata” — uma experiência capaz de resolver os múltiplos desafios enfrentados pela construção de instituições democráticas mais sólidas e de maior qualidade. Mas todos indicam novas possibilidades e desafios ao desenvolvimento de relações virtuosas entre as formas tradicionais de participação (tanto nas organizações da sociedade civil como nos partidos políticos) e o ativismo no espaço virtual.

Estamos no início de uma nova era e há muito o que aprender, acompanhar e analisar. Sem deixar de reconhecer que todo esforço de síntese é parcial e temporário, esperamos que esse livro contribua para o debate de um tema
crucial para o futuro da democracia. Por fim, queremos agradecer a importante contribuição dada pelos participantes dos workshops em que foram apresentadas as versões preliminares dos textos sobre os diversos países estudados.

DESCARGAR Libro

Enlace permanente a este artículo: https://cebem.org/?p=993